A Gameleira (Ficus pertusa) é uma árvore da família Moraceae, nativa no Brasil, conhecida também como gameleira-de-folha-miúda, figueira, mata-pau e no Acre como apuí.
São árvores que atingem até 30 m de altura, começando como epífitas mas tornando-se independentes; ramos jovens glabros, cinzentos a castanho-amarelados. Folhas elípticas a muito estreitamente elípticas ou lanceoladas, 5–12,5 cm de comprimento e 2–5,5 cm de largura, acuminadas a atenuadas no ápice, obtusas a agudas na base, glabras, lisas, cartáceas e verdes a marrom claro quando secas, 10– 20 pares de nervos secundários, muito fracos e difíceis de distinguir dos nervos intermediários, nervo submarginal fraco, nervos terciários imperceptíveis; pecíolos com 0,8–2,5 (–4) cm de comprimento, glabros, marrom claro, estípulas com 0,5–1,3 cm de comprimento, glabros. Figos 2 por nó, globosos, 0,8–1,5 cm de diâmetro, glabros, verde-amarelados, verde opaco a roxo, às vezes manchados, ostíolos afundados dentro de um anel de tecido, pedúnculos com 2–10 mm de comprimento, glabros, brácteas basais 2, ca 2 mm de comprimento, glabro.
Floresce no final do verão, frutifica no inverno.
É espécie invasora, não devendo ser cultivada. As sementes são dispersadas pelas aves.
Alem do Brasil, a gameleira tambem é encontrada de forma nativa em outros países da América Central, Caribe e América do Sul.